Honda CB1100RS: elegância e fascínio das motocicletas do passado com a tecnologia e eficiência do presente.


Não há sombra de dúvida que o modelo que inaugurou a era moderna da tecnologia aplicada à motocicleta foi a Honda CB750 Four lançada em 1969. O impacto causado pela sofisticação técnica do motor de quatro cilindros em linha de alta performance e pela introdução do freio a disco revolucionou o modo de fazer motocicletas, dando origem a um conceito técnico e estilístico ainda vigente.

Nos últimos tempos o crescente interesse por motocicletas que remetam à esta época pioneira da técnica motociclística mais avançada explodiu, ressuscitando inclusive o estilo Café Racer. Nestas motos a última palavra da atual tecnologia está disfarçada por um charmoso e cativante visual retrô/esportivo.

Certamente a Honda CB1100RS se destaca entre os vários modelos surgidos para atender os desejosos por este tipo de motocicleta, fusão do antigo com o moderno. Dentre muitas razões a principal é por ser ela a mais genuína herdeira das incomparáveis CB dos velhos tempos.

O motor quatro cilindros em linha com duplo comando de vávulas no cabeçote (DOHC) é refrigerado a ar e óleo e tem 1.140 cm3. Propositalmente à vista, tal motor é o elemento estético principal do modelo. Suas características aletas e os quatro elegantes tubos de escape que se unem em esquema 4 em 2 transmitem um poder exclusivo.   

Sobre o motor repousa o elegante tanque que remete à aqueles realizados artesanalmente, sem emendas aparentes. Nas laterais, triângulos de alumínio texturizado se unem a um banco essencial mas nem por isso menos confortável. O pequeno para lama traseiro sustenta a estrutura onde é aplicada a lanterna e os piscas. Na dianteira, prevalece o grande farol redondo que é encimado pelos clássicos instrumentos circulares que abrigam velocímetro e contagiros. Completa a cena a largo guidão, que proporciona uma posição de pilotagem moderadamente avançada, típica das esportivas de quatro décadas atrás.

O design da Honda CB1100RS pode suscitar dúvida em quem não é um especialista em motocicletas: será um modelo antigo plenamente conservado ou uma moto moderna com estética retrô? Todavia quem tem olho treinado na alta tecnologia atual identificará na CB1100RS elementos atualíssimos tais como sistema de iluminação dianteiro e traseiro totalmente em LED, sistema de freio com cálipers de quatro pistões fixados radialmente que atuam em discos de 296 mm de diâmetro. Na traseira o disco de 256 mm conta com cáliper de pistão simples. O sistema conta com ABS de duas vias.

Rodas de liga leve montadas com pneus de perfil esportivo, medida 120/70 ZR17 na dianteira e 180/55 ZR17 são ligadas à suspensões de renomada eficência e modernidade: à frente o garfo é o Showa Dual Bending Valve (SDBV). Atrás os amortecedores duplos são os Showa com reservatório do gás externo e reguláveis na carga da mola, conectados a uma balança de suspensão realizada em alumínio.

Potente – 90 cv a 7.500 rpm –, a CB1100RS tem câmbio de seis marchas acoplado a uma moderna embreagem antideslizante de comando hidáulico, sistema que ajuda na pilotagem esportiva impedindo a perda de aderência da roda traseira nas reduções de marcha mais radicais. Enfim, a CB1100RS é um verdadeiro lobo em pele de lobo, motocicleta com visual que remete à esportividade do passado mas que entrega performance e segurança compatível com a das motocicletas atuais.

 


Fonte: Honda

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