Honda apresenta o Honda SENSING 360, novo sistema omnidirecional de segurança e assistência ao condutor


A Honda Motor Co., Ltd. apresentou o novo Honda SENSING 360, sistema de segurança e assistência ao condutor omnidirecional, que remove os pontos cegos ao redor do veículo e contribui para evitar colisões e reduzir a carga do motorista durante a direção. Aprimorado a partir do sistema anterior, o Honda SENSING 360 apresenta uma faixa de detecção expandida, que inclui não apenas a frente e a traseira do automóvel, mas também a área no entorno, de forma omnidirecional.

A aplicação do Honda SENSING 360 terá início em 2022 com um produto automotivo introduzido no mercado chinês. A Honda se esforçará para expandir a aplicação a todos os modelos que estarão à venda nos principais mercados até 2030.

Buscando uma sociedade livre de acidentes de trânsito para todos, representada pelo slogan global de segurança “Safety for Everyone” (Segurança para Todos), a Honda tem buscado a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias de segurança da perspectiva de hardware e software. Desde a sua introdução em 2014, o sistema de segurança avançada e assistência ao condutor Honda SENSING*1 tem avançado ainda mais em suas funções, expandindo sua aplicação para modelos de produção em massa globalmente e apoiando os clientes Honda em uma variedade de situações de direção.

O Honda SENSING 360*1 efetivou a detecção de 360 graus*2 adicionando um total de cinco unidades de um radar de ondas milimétricas na frente e em cada canto do veículo, além da câmera monocular*3 que é usada pelo atual Honda SENSING. Esta faixa de detecção ampliada cobre pontos cegos ao redor do veículo que são difíceis para o motorista verificar visualmente e contribui para evitar colisões com outros veículos e pedestres, bem como uma redução da carga do motorista relacionada à direção. Para o desenvolvimento do Honda SENSING 360, a Honda utilizou os conhecimentos e habilidades acumulados por meio da pesquisa e do desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma de nível 3.

A Honda está se esforçando para zerar o número de colisões fatais no trânsito envolvendo motocicletas e automóveis Honda em todo o mundo até 2050* *4. Ao mesmo tempo em que aproveita os pontos fortes exclusivos de uma empresa que tem negócios de motocicletas e automóveis, a Honda continuará seus esforços sinceros para desempenhar um papel de liderança na concretização de uma sociedade livre de acidentes de trânsito.

Principais características do Honda SENSING 360

Avanço do Sistema de Frenagem para Mitigação de Colisão (CMBS)
Ao virar à direita ou à esquerda em um cruzamento em uma via, quando o sistema detecta outros veículos ou pedestres e reconhece o risco de uma colisão, o Sistema de Frenagem para Mitigação de Colisão (CMBS) entra em ação. A partir de um avanço do CMBS do atual Honda SENSING, o CMBS para Honda SENSING 360 tem uma faixa mais ampla de detecção que é expandida da frente do veículo para incluir todas as direções ao seu redor. Isso permite que o sistema ajude o motorista a evitar e mitigar uma colisão com outro veículo ou pedestre entrando em um cruzamento ao mesmo tempo de diferentes direções.

Aviso de tráfego cruzado frontal
Quando o veículo está em baixa velocidade ou partindo de uma parada em um cruzamento em uma rua plana, o sistema notifica o motorista das informações sobre os veículos que estão se aproximando para atravessar o cruzamento pelas laterais e pela frente. Ao reconhecer o risco de colisão com um veículo em travessia, o sistema fornece avisos sonoros e visuais no medidor para alertar o motorista e solicitar ações para evitar colisões.

Mitigação de colisão de mudança de faixa
Ao fazer uma mudança de faixa, o sistema ajuda a evitar uma colisão com um veículo na faixa adjacente que se aproxima por trás. Quando o sistema reconhece o risco de colisão com um veículo se aproximando do ponto cego atrás do veículo, o sistema fornece avisos sonoros e visuais no painel para alertar o motorista e auxilia na direção para evitar colisões.

Assistente ativo de mudança de faixa*5
Ao dirigir com o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com a função de Acompanhamento em Baixa Velocidade e o Sistema de Assistência para Manutenção de Faixa (LKAS) ativado, e quando certas condições são atingidas em uma via expressa, o sistema auxilia na direção para a mudança de faixa ao ter as setas ligadas pelo motorista*6.

Assistente de velocidade em curvas
Ao fazer uma curva em uma via expressa com o ACC ativado, o sistema prontamente ajusta a velocidade do veículo. Usando uma câmera frontal, o sistema detecta a curvatura da pista antes de atingir a curva e auxilia o motorista a fazê-la de maneira suave.

Notas de rodapé:

*1: Há um limite para as capacidades (por exemplo, capacidade de reconhecimento e capacidade de controle) de funções individuais do Honda SENSING e Honda SENSING 360. Não superestime as capacidades de cada função Honda SENSING / Honda SENSING 360 e dirija com segurança, mantendo uma boa postura de direção, prestando atenção constante ao seu entorno.

*2: Há um limite para o desempenho de detecção do Honda SENSING 360. A detecção de 360 ??graus não elimina a necessidade de confirmação visual pelo motorista.

*3: Dependendo do período de vendas e dos modelos, alguns sistemas Honda SENSING possuem uma câmera que não é monocular.

*4: A meta de segurança da Honda para 2050 foi anunciada na conferência de imprensa inaugural do CEO global da empresa, realizada em 23 de abril de 2021. https://global.honda/newsroom/news/2021/c210423eng.html?from=topcopy

*5: A assistência ativa para mudança de faixa não foi projetada para auxiliar a direção para mudanças de faixa em todas as situações.

*6: O motorista precisa confirmar o ambiente seguro, incluindo a faixa pretendida para entrar, antes de ligar a seta para ativar a função de assistência para mudança de faixa ativa.


Fonte: Honda

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